data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial/Diário)
A procura pela primeira dose da vacina contra a Covid-19 neste sábado foi grande, o que fez com que as fichas dos três locais de imunização na cidade se esgotassem nos primeiros minutos de ação. A vacinação é voltada para pessoas de 41 anos ou mais. Ao todo, 3,1 mil imunizantes de primeira dose estavam distribuídos em três locais: Clube Dores, campus da UFSM e loja Havan. Ao todo, foram 3.295 doses aplicadas.
Boletim epidemiológico desta sexta-feira confirma mais um óbito por Covid-19
De acordo com a prefeitura, no Clube Dores as 1,1 mil fichas já haviam sido distribuídas ao público que aguardava antes mesmo da ação começar: às 7h40min todos os números já haviam sido entregues, e as pessoas foram direcionadas para a UFSM, ou orientadas a aguardar nova ação.
Santa Maria recebe 7.684 doses de vacinas contra a Covid-19
Na loja Havan, onde ocorreu a vacinação em drive-thru, todas as 1,1 mil fichas já haviam sido distribuídas até 8h10min. Um veículo da Coordenadoria Municipal de Trânsito (CMT) limita o fim da fila para os carros. Próximo das 8h, horário de início da ação, a fila se estendia por toda Avenida Helvio Basso e em parte da BR-158.
GENTILEZA
A primeira a ser vacinada no local foi a coordenadora de vendas Vanessa Cesar, 41 anos. Desde sexta-feira à noite na fila, ela não teria tempo para descansar. Saiu do expediente da loja em que trabalha, em frente à Havan, teve tempo de tomar banho e chegou na fila.
Ela foi a segunda a chegar. O primeiro foi o administrador Ederson Santos, 41. Porém, o carro dele estragou. Sob a máxima de que gentiliza gera gentileza, Santos teve de deixar Vanessa passar a frente. Ela, por sua vez, cedeu o banco do carona para um até então desconhecido.
- Não esperava, mas uma amizade a mais na vida da gente sempre vem para somar - disse a motorista que também levou a cunhada Josiane Farias e a amiga Siani Lehnhardt, ambas com 41 anos.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial/Diário)
Vanessa Cesar saiu da vacinação, atravessou a avenida e foi cumprir o expediente na loja em que é coordenadora de vendas
O frentista Luciano Prates Azevedo, 42, nem intervalo fez. Ele deixou o posto em que trabalha na Avenida Walter Jobim e seguiu direto para a loja Havan. Chegou na sexta-feria, às 21h.
PRESENTE
Esta foi a primeira ação que abrangeu aqueles que têm 41 anos. E foi o primeiro dia que a gerente Ornella Moura ostenta a idade. Nascida em 26 de junho de 1980, ela ganhou de aniversário em 2021 a primeira dose da Pfizer.
- Primeiro já estava feliz pelo aniversário. Estava com expectativa pelo anúncio da prefeitura, mas mais feliz ainda pela festinha com a família mais tarde. A vacinação foi super tranquila e rápida - comemorou Ornella depois de se vacinar junto do marido, Marcio Camargo, 41.
O fluxo de pessoas se mantinha constante no Clube Dores. Por volta de 9h, havia apenas quem já tinha assegurado a ficha.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial/Diário)
Ornella Moura "ganhou" a primeira dose no dia em que completou 41 anos. Junto dela, o marido Marcio Camargo também se vacinou
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Maurício Barbosa (Diário)
Na UFSM, onde a ação ocorre em formato drive-thru, fichas esgotaram por volta de 8h40min
Na UFSM, para onde o público dos outros locais estava sendo direcionado, as fichas acabaram por volta de 8h40min. Conforme a prefeitura, um novo calendário de vacinação para a próxima semana deve ser divulgado ainda neste sábado.